A Terra está a ser vandalizada por todos nós. No mundo, as previsões que eram aproximadamente daqui a dez anos, estão-se a concretizar no nosso dia-a-dia. Os cientistas de todo o mundo, estão perplexos, pois o “Efeito de Estufa” tem atingido níveis terríveis e gradativos diante de um Planeta explorado, destruído pelos mecanismos de exploração do homem.
Caros Amigos, a situação não é grave, é gravíssima! Segundo o relatório científico do “Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas” (IPCC), a quantidade de gases do “Efeito de Estufa” na atmosfera, já está acima do limite e já há a possibilidade de haver mudanças climáticas perigosas. A taxa de CO2 (Dióxido de Carbono), teve uma aceleração muito para além do previsto. Superou os limites, com a agravante de alguns dos outros gases também terem aumentado, assustadoramente. Assim, como a quantidade de gases poluentes na atmosfera superou o limite, pode, naturalmente, causar mudanças climáticas perigosíssimas para todos nós.
Precisamos adoptar medidas urgentes, visto a temperatura média, ter aumentado duas vezes mais nos últimos cem anos que a média mundial.
Esses jogos de interesses e ocupação exploratórios, tem vindo a contribuir para o aquecimento desordenado do planeta, conhecido como “Aquecimento Global” – que apresenta o aumento da temperatura média dos Oceanos, do ar perto da superfície do mesmo planeta. Há décadas esses dados são colectados e os mais recentes confirmam esse aquecimento desordenado, que poderá contribuir para a nossa extinção. O Planeta está a ser tão explorado, que os fenómenos naturais se acirraram como se vê na sociedade da indústria e da tecnologia. Ainda somos frágeis diante das variações solares, tremores de terra (abalos sísmicos) mais intensos do que o normal para determinadas regiões do Planeta, como aconteceu agora em Itália; alterações na natureza diante da exploração dos minerais subterrâneos, poluição pela emissão de gases. Tudo tem aumentado, gradativamente, a temperatura da Terra!
O Aquecimento Global, têm modificado os fenómenos e a geografia do nosso Planeta causando: prejuízos incalculáveis, nomeadamente o desaparecimento de várias cidades costeiras; destruição de vários ecossistemas com a extinção de espécies e aumento das regiões desérticas; incêndios; tufões, furacões e ciclones em locais antes não ocorridos; catástrofes climáticas; morte de idosos e crianças, etc., etc..
“Essa capacidade calorífica é verificada através de dados colhidos em estações meteorológicas de medição de temperaturas nas bases do Oceano, em vários pontos urbanos, por satélites e até mesmo em navios oceanográficos do Governo, de projectos particulares e de Universidades”. É feita uma triagem, corrigindo possibilidades de erros, combinados com os dados de variadas localidades para se chegar a uma previsão segura.
Era bom, que todos nós tomássemos isso em conta, e que fôssemos mais responsabilizados pelos danos causados ao nosso Planeta, ou seja, à Terra de todos nós!
Voltar para Crónicas e Artigos |